



Dr. Alexandre Fernandes Maciel
CRM SP 120133 / RQE 62257
Dra. Andrea De Queiroz V. Maciel
CRM SP 119662 / RQE 62255
Principais Cirurgias Faciais
Os olhos apresentam papel central na expressão facial, conferindo efeitos de jovialidade ou senelidade, e emoções como alegria e tristeza. A região dos olhos, quando apresenta os efeitos de envelhecimento, confere um ar cansado e, muitas vezes, triste que não representa os sentimentos atuais da pessoa, causando desconforto e incômodo. Dessa maneira, a cirurgia das pálpebras tem como objetivo atenuar os efeitos da idade sobre a região dos olhos, conferindo mais jovialidade ao paciente.
A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz consiste na correção de deformidades nasais adquiridas (após traumas) ou congênitas. Ela ajuda na atenuação de desvios da normalidade e tem objetivo de conferir um aspecto mais harmônico ao nariz, a fim de melhor representar um conjunto agradável com as estruturas faciais adjacentes.
A cirurgia de face ou ritidoplastia tem como objetivo atenuar os efeitos da idade sobre o rosto através da abordagem cirúrgica desta região, obtendo-se assim rejuvenescimento facial. Frequentemente realiza-se a ritidoplastia conjuntamente com a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras). Outros tratamentos faciais podem ser associados (peeling, dermabrasão e laser)
A região do pescoço também faz parte da cirurgia de ritidoplastia, sendo abordada no mesmo procedimento a fim de se corrigir as rugas da pele, o acúmulo de gordura no pescoço (papada), quando presente, e o afastamento e flacidez do músculo da região cervical (platisma).
A ritidoplastia diminui as rugas da face através da atuação sobre a pele (com descolamento e retirada do excesso de pele) e da suspensão das estruturas subjacentes (musculatura da mímica facial) com a ajuda de pontos e outros procedimentos sobre a musculatura.
A otoplastia ou cirurgia plástica das orelhas atua na correção da orelha em abano.
A orelha em abano consiste no afastamento das orelhas em relação a cabeça, deixando a orelha mais aparente e conferindo a impressão de que elas são maiores. Raramente as orelhas são grandes. O afastamento das orelhas em relação a cabeça leva a essa impressão inicial errônea.
