Mamoplastia e Mastopexia


Dra. Andrea De Queiroz V. Maciel
CRM SP 119662 / RQE 62255
Dr. Alexandre Fernandes Maciel
CRM SP 120133 / RQE 62257

Mamoplastia de aumento
A mastoplastia de aumento consiste na colocação de próteses mamárias de silicone sob a glândulas mamárias, atrás dos músculos grande peitorais ou nos dois planos (misto) com o objetivo de aumentar o volume e melhorar a forma das mamas.
Mamoplastia Redutora
A cirurgia de mastoplastia redutora consiste na redução e posicionamento das mamas na altura adequada através de procedimento cirúrgico.
Mastopexia
É realizada quando as mamas estão caídas (com ptose). Muitas mulheres até mesmo sem engravidar ou amamentar, têm os seios caídos. A também chamada cirurgia do lifting de mamas reposiciona as aréolas e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno das mamas. A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios.
Principais Dúvidas
MAMOPLASTIA DE AUMENTO
A CIRURGIA DEIXA UMA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
O formato e a extensão da cicatriz dependem da técnica utilizada e do tipo de mama da paciente, o que será definido durante a consulta médica. Dependendo do procedimento escolhido, pode-se ter cicatriz periareolar ou inframamária. Ambas ficam discretas após amadurecimento (em torno de 6 meses).
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA NO PROCEDIMENTO?
A anestesia local com sedação é a mais utilizada, porém em alguns casos a paciente recebe anestesia geral.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
O ato cirúrgico dura cerca de 30 a 60 minutos, dependendo de cada paciente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Normalmente, 12 a 24 horas.
COMO FICA O TAMANHO E A CONSISTÊNCIA DAS MAMAS APÓS A CIRURGIA?
A consistência natural do tecido mamário não é alterada, porém as próteses conferem às novas mamas uma firmeza maior. Quanto ao tamanho, é possível optar por vários volumes dentre os que a mama original permitir, respeitando as proporções entre volume da nova mama, tamanho do tórax e compleição física da paciente.
EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER O RESULTADO DEFINITIVO?
O resultado pode ser visto em torno do 6º mês, quando as mamas atingem forma, consistência, sensibilidade e volume definitivos. Contudo, isso varia de pessoa para pessoa.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS APÓS A CIRURGIA?
Sim, são colocados curativos modeladores para proteger as cicatrizes e acelerar a regressão do edema mamário, trocados periodicamente no consultório no período determinado pela equipe.
QUANDO É PERMITIDO TOMAR BANHO COMPLETO?
24 horas após a cirurgia
MAMOPLASTIA REDUTORA
PARA QUEM A MAMOPLASTIA REDUTORA É INDICADA?
É indicada para mulheres que estão insatisfeitas com o volume das suas mamas, podendo até mesmo sentir dores relacionadas, geralmente manifestadas no pescoço e costas.
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA NO PROCEDIMENTO?
A anestesia mais adequada é a geral.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Normalmente, 12 a 24 horas.
É NECESSÁRIO O USO DE DRENOS?
Na maioria das cirurgias de mamoplastia redutora não há necessidade de drenos.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Após o procedimento é colocado um sutiã especial que deve ser usado por trinta dias para ajudar a manter os seios na nova posição. Não é necessário repouso absoluto, porém há ressalvas em relação ao esforço físico, a posição para dormir deve ser com a barriga para cima e a movimentação dos braços é limitada. A dor no pós-operatório é facilmente controlada com os analgésicos.
QUANTO TEMPO PARA VER O RESULTADO?
Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui e o formato definitivo pode ser alcançado em torno dos 6 meses.
QUANDO PODEREI FAZER ATIVIDADES FÍSICAS?
Exercícios físicos para membros inferiores, caminhada e bicicleta (na academia) podem ser retomados com 2 a 4 semanas. As demais atividades, inclusive para membros superiores e tórax estão liberadas com 6 a 8 semanas.
MASTOPEXIA (LEVANTAMENTO DAS MAMAS)
COMO FICA O TAMANHO E A CONSISTÊNCIA DAS MAMAS APÓS A CIRURGIA?
A cirurgia de mastopexia remove o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário, deixando os seios mais firmes. Também é possível retirar pequena quantidade de glândula mamária ou colocar implantes mamários.
É NECESSÁRIO O USO DE PRÓTESES?
Não. Mas se a paciente possui flacidez de pele e pouco volume de glândula mamária, é possível utilizar uma prótese para complementar o volume das mamas. Isso dá mais consistência às mamas e deixa o colo mais harmônico.
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA NO PROCEDIMENTO?
Normalmente, anestesia geral.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
De 2 a 3 horas.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
De 12 a 24 horas.
É NECESSÁRIO USAR O SUTIÃ CIRÚRGICO?
No primeiro mês, o sutiã cirúrgico deve ser usado 24 horas por dia, inclusive para dormir. No segundo mês, a paciente pode utilizar o sutiã apenas durante um período de 12 horas.
A CIRURGIA DEIXA UMA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
O formato e a extensão da cicatriz dependem da técnica utilizada e do tipo de mama da paciente, o que será definido durante a consulta médica. Dependendo do procedimento escolhido, pode-se ter cicatriz periareolar, com cicatriz vertical, com cicatriz em “T invertido ou cicatriz em forma de “L”.