



Dr. Alexandre Fernandes Maciel
CRM SP 120133 / RQE 62257
Dra. Andrea De Queiroz V. Maciel
CRM SP 119662 / RQE 62255
Rinoplastia
A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz consiste na correção de deformidades nasais adquiridas (após traumas) ou congênitas. Ela ajuda na atenuação de desvios da normalidade e tem objetivo de conferir um aspecto mais harmônico ao nariz, a fim de melhor representar um conjunto agradável com as estruturas faciais adjacentes.
A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na rinoplastia porque as incisões são feitas dentro do nariz ou nos sulcos. Em alguns casos, quando optamos pela rinoplastia aberta, uma cicatriz imperceptível é colocada na columela (estrutura entre as narinas).
COMO FICA A RESPIRAÇÃO APÓS A RINOPLASTIA?
No período pós-operatório, a respiração fica sutilmente comprometida devido ao inchaço na parte interna do nariz e a entrada de ar nas narinas é diminuída porque o movimento das asas nasais fica um pouco comprometido. Porém, esses efeitos desaparecem gradualmente e o paciente volta a respirar normalmente.
É POSSÍVEL ESCOLHER QUALQUER FORMA PARA O NARIZ QUE SERÁ OPERADO?
Não. Durante a consulta, iremos explicar o que a rinoplastia pode proporcionar e apresentar o melhor procedimento para manter o equilíbrio entre o nariz e a face. Analisamos as medidas e proporções entre o nariz e as demais estruturas da face através do exame físico, fotografias e até exames de imagem, caso sejam necessários, para oferecer a melhor forma possível para seu nariz.
A PARTIR DE QUE IDADE É INDICADO FAZER A RINOPLASTIA?
Indicamos a cirurgia a partir dos 16 anos, quando o desenvolvimento facial já está concluído.
É PRECISO FRATURAR O NARIZ? EM QUE CASOS EXISTE ESSA NECESSIDADE?
Em muitos casos a fratura dos ossos não é necessária. Esse procedimento é indicado para pacientes que possuem desvio da região superior do nariz, quando têm a pirâmide nasal muito larga e quando há excesso de osso na parte superior do nariz. A fratura é realizada após a raspagem e aproxima os ossos em direção ao meio, corrigindo a falha.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
Normalmente, entre 90 e 120 minutos. Porém, o ato cirúrgico pode demorar um pouco mais caso exista desvio de septo ou o paciente já tenha operado o nariz.
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA NO PROCEDIMENTO?
Em caso de septoplastias e fraturas nasais, normalmente é usada a anestesia geral. Em outros casos, podemos usar a anestesia local com sedação.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Geralmente, 12 horas em caso de anestesia local com sedação e 24 horas em caso de anestesia geral.
SÃO USADOS CURATIVOS NO NARIZ?
Sim. Após a cirurgia o nariz é imobilizado com um curativo feito de um plástico enrijecido ou gesso, fixando os ossos nasais até a cicatrização. Retiramos este curativo no consultório entre o 7º e 10º dia de pós-operatório. Após a retirada dessa estrutura, é mantido um curativo com uma fita adesiva em todo o nariz para acelerar a absorção do inchaço e ajudar na acomodação da pele do nariz sobre os tecidos nasais. Esses curativos são mantidos, normalmente, durante duas semanas.